O grupo IBAR busca relacionar-se em uma conduta ética aplicada em todas as partes envolvidas, sejam elas Colaboradores, Clientes, Sócios, Fornecedores, Concorrentes, Sociedade, Governo e Órgãos Reguladores, assumindo assim o compromisso em respeitar seu código de conduta, buscando o atendimento aos requisitos de Responsabilidade Social.

Com isso, o grupo IBAR define claramente seus requisitos de responsabilidades da seguinte forma:

 

COLABORADORES

  • Respeitar igualmente as diversidades de sexo, idade, cargo, deficiência, cor, raça, cultura, classe social e orientação sexual, religiosa e política, repudiando qualquer tipo de assédio, discriminação e abuso de poder.
  • Atender as Leis Trabalhistas, não promovendo trabalho infantil, trabalho forçado, respeitando horário de trabalho, remuneração devida, práticas disciplinares e buscando infraestrutura e ambiente de trabalho adequado principalmente para as questões de segurança e saúde ocupacional.
  • Recrutar, selecionar e promover qualquer profissional apenas com base nas suas qualificações, competências e performances, estimulando seu crescimento pessoal e profissional e banindo a competição desmedida e a depreciação.
  • Seguir todas as leis, regulamentos, procedimentos e políticas empresariais.
  • Dever de cuidar e proteger os ativos da empresa, como equipamentos, estoque, suprimentos, dinheiro e informações.
  • Proibir o ato de receber e o ato de oferecer qualquer tipo de presentes, favores a agentes públicos e parceiros comerciais, tais como, clientes e fornecedores.
  • Vedar o exercício de atividades particulares no horário de trabalho e/ou com o uso de recursos da empresa por colaboradores que concorram com o tempo que eles devem dedicar ao Grupo IBAR.

 

CLIENTES

  • Desenvolver produtos e serviços buscando a satisfação plena do cliente com o atendimento aos seus requisitos e expectativas por meio de soluções inovadoras.
  • Fidelizar os clientes desenvolvendo produtos e serviços conforme a necessidade de cada situação e cada cliente, dando o suporte técnico desde a fase de planejamento, realização, aplicação e assistência técnica.
  • As decisões empresariais e comerciais devem se basear em opiniões isentas de interesse e ganho pessoal, coibindo assim o conflito de interesses.

 

SÓCIOS

  • Buscar com transparência o melhor uso dos recursos físicos e financeiros, visando os objetivos da empresa e necessidades do mercado.

FORNECEDORES

  • Desenvolver fornecedores com base na sua condição legal perante aos órgãos reguladores, sua capacidade e competência técnica para o atendimento aos requisitos e necessidades do grupo.
  • Priorizar os fornecedores com base na sua legalidade, histórico de atendimento, proximidade da empresa prestigiando a vizinhança e prevalecendo os fornecedores com práticas de conduta ética e busca da responsabilidade social, ambiental, qualidade e segurança e saúde ocupacional.
  • As decisões empresariais e comerciais devem se basear em opiniões isentas de interesse e ganho pessoal, coibindo assim o conflito de interesses.

 

CONCORRENTES

  • Não promover nenhuma prática de concorrência desleal, desde negociações, produto/serviço ofertado, custo adequado do produto, segurança das informações, segredos industriais, informações privilegiadas e não veiculação de informações inverídicas.

 

MEIO AMBIENTE

  • Trabalhar com produtos e práticas de fabricação e prestação de serviço buscando o menor impacto ambiental.

 

SOCIEDADE

  • Manter a comunicação transparente com a comunidade, atuando nas discussões e soluções das preocupações e necessidades sociais.
  • Prestigiar a sociedade local nos processos de seleção dos colaboradores e ações sociais e ambientais.

GOVERNO

  • Ser um grupo que atende legalmente todos os requisitos e legislações municipais, estaduais e federais, repudiando corrupções.

LINHA DIRETA DE CONDUTA ÉTICA

A Linha Direta é o meio adotado para qualquer colaborador, cliente, fornecedor, sociedade e demais partes interessadas reportar de forma sigilosa as suas preocupações sobre ocorrências as quais talvez não estejam alinhadas aos valores de CONDUTA ÉTICA do Grupo IBAR.

Contato: Luiz Antonio Domingues (Representante Legal) / fone: (11) 4634-6622 / email: luizantonio@ibar.com.br

*ao ligar não há necessidade de se identificar, bastando apenas informar que o assunto é sobre CONDUTA ÉTICA.