Isolante Acústico

Isolar o som indesejado nem sempre é tarefa fácil, mas é necessária em determinados ambientes que necessitam de isolamento acústico, como casas de show, cinemas, estúdios e até edifícios residenciais.

Para garantir a privacidade e sossego dos moradores, de acordo com a norma sobre Desempenho nas Edificações Residenciais (NBR 15.575) em vigor desde julho de 2013, os apartamentos devem ter tratamento acústico de 45 decibéis, em paredes de salas e cozinhas ou em áreas comuns a exigência é de 39 dB e em caso de paredes sem portas, esse número sobe para 54 dB.

Por isso, a maioria das empresas busca soluções para melhorar a proteção sonora das construções, afim de garantir tranquilidade e conforto aos moradores. Nesse quesito, um dos materiais que mais se destaca é a lã de rocha, utilizada na fabricação de mantas, painéis, tubos e feltros. Pois os produtos à base da fibra têm se revelado como os melhores recursos para isolar acusticamente ambientes e equipamentos.

 

Conheça os tipos de isolantes acústicos Biolã e suas aplicações.

 

Mantas

Formada por uma trama de fibras flexíveis, a manta de lã de rocha é costurada numa tela de aço galvanizado em uma das faces com fios metálicos. Suas principais vantagens são que ela não queima em contato com o fogo e é um excelente isolante acústico, sendo indicada para isolamentos de superfícies irregulares, como tubulações industriais.

Ela pode variar em densidade de 48 a 144 kg/m³, com tamanho padrão de 2m de comprimento por 1,2m de largura e 2,5 a 10cm de espessura, porém é possível adquiri-la em tamanhos especiais sob encomenda.

 

Painel

Muito versátil, o painel de lã de rocha é muito utilizado na construção civil e em máquinas industriais. Seu principal uso é como isolante acústico em paredes, não só reduzindo os ruídos transmitidos através delas, mas também absorvendo o som.

Pode ser rígido ou semirrígido e é formado por fibras minerais flexíveis e resinas industriais, mede 1,2m de comprimento por 0,60m de largura, 2,5 a 10cm de espessura e densidade de 64 a 160 kg/m³.

 

Tubos

É um isolante termoacústico formado por fibras minerais e pode ser fornecido com ou sem revestimento em alumínio, papel Kraft, véu de vidro ou vinil. Indicado para tubulações com diâmetro de até 16 polegadas, os tubos de lã de rocha mantêm a uniformidade da espessura do isolante da tubulação, sendo muito utilizado em sistemas de ar condicionado, destilarias de álcool, termoelétricas, usinas de açúcar e biodiesel, no setor naval e construção civil.

 

Feltro

Utilizado principalmente em isolamento termoacústico de ambientes, os feltros de lã de rocha são fáceis de serem manuseados mesmo em superfícies irregulares. Há opções encapsuladas e revestidas, que cria uma barreira contra a umidade e é fornecido com 4m de comprimento, 1,2m de largura, 32, 48 ou 64 kg/m³ de densidade e 2,5 a 10cm de espessura.

 

Excesso de barulho: Saiba como é feita a medição do som

O barulho cada vez maior nas grandes cidades contribui para o aumento de males como estresse e irritabilidade, que causam desde pressão alta até ansiedade. Para eliminar esses ruídos prejudiciais à saúde, é necessário que seja realizado um processo de isolamento acústico, que bloqueia a passagem de sons de um ambiente para outros.

A lã de rocha, é uma solução que merece destaque devido ao seu alto grau de eficiência e larga aplicabilidade. Esses aglomerados de resinas industriais oferecem uma grande versatilidade e ótima absorção acústica.

Usadas em geradores, casas de máquinas, em paredes, fundos de telas de cinema, chillers, baffles e atenuadores acústicos, sua flexibilidade permite que seja largamente utilizada em vários segmentos industriais e na construção civil, em dutos de ar condicionado, divisórias e drywall, fornos, estufas, entre outros.

A camada de lã de rocha consegue um isolamento superior a 50 dB, ideal para evitar que conversas no cômodo contíguo sejam ouvidas, contra menos 40 dB da alvenaria comum.

O som é medido em escala logarítmica e dobra a cada 3 dB, ou seja, dois equipamentos que ligados juntos produzam 80 dB, terão medição conjunta de 83 dB, não 160 dB. Dessa forma, uma parede drywall com lã de rocha com 50 dB estará isolando mais que o triplo da capacidade de isolamento da parede.
A lã de rocha também pode servir como isolante acústico de pisos, barrando ruídos de impacto em um edifício e em paredes externas, em combinação com alvenaria, evitando que ruídos externos entrem em teatros, hospitais, etc.

Para mais informações sobre os produtos em lã de rocha fabricados pela Biolã, entre em contato com a nossa equipe técnica.

Onde Comprar Isolante Acústico?

Entre em contato com nossa central de vendas para mais informações sobre os preços da manta de lã de rocha Biolã:



Departamento de Vendas

Telefone: +55 (11) 4634-6611

E-mail: ibarvendas@ibar.com.br

Assistência Técnica

Telefone: +55 (11) 4634-6635

E-mail: engenharia@ibar.com.br

Aplicação

Telefone: +55 (11) 4634-6616

E-mail: ibarservice@ibar.com.br

Projetos

Telefone: +55 (11) 4634-6600 – R.: 6232 / 6233

E-mail: ibarprojetos@ibar.com.br

Departamento Financeiro

Telefone: +55 (11) 4634-6637 / 6638

E-mail: ibarfinanceiro@ibar.com.br

Departamento de Compras

Telefone: +55 (11) 4634.6646

E-mail: ibarcompras@ibar.com.br